Apresentação
> Apresentação
> História
> Galeria de diretores
> Entrevistas
> Acervo
> Linha do tempo
> Hoje
“Quem não cultiva a memória, não tem história”
Qualquer história pode ser resgatada a partir de relatos e informações publicadas em livros, periódicos ou internet – de modo a construir um patrimônio documental. No nosso caso, buscamos juntar a história oral daqueles que presenciaram parte dos acontecimentos do Instituto, nas últimas cinco décadas, com os documentos existentes nos setores do Biomédico e no Acervo da CAR/SDC/UFF – Coordenação de Arquivos/ Superintendência de Documentação/ Universidade Federal Fluminense.
Do ponto de vista dos procedimentos metodológicos, utilizamos a pesquisa bibliográfica e exploratória para buscar relatos, fotos e documentos que subsidiassem a reconstituição dos eventos marcantes na trajetória do nosso Instituto.
Como a história de criação do Biomédico se inicia num contexto de reorganização da UFF (e demais universidades federais brasileiras), consideramos relevante tratar da legislação específica que reestruturou as escolas e faculdades existentes à época do Decreto-lei nº 53, de 18 de novembro de 1966. Seguindo a parte legal e documental, discorremos sobre as discussões que culminaram na atual configuração acadêmica e administrativa do nosso instituto.
Esperamos, com isso, contribuir para o fortalecimento da memória da nossa Unidade Acadêmica, reverenciando aqueles que contribuíram com a história do Biomédico, e prosseguir como Unidade Plena e atuante no ensino, na pesquisa e na extensão da Universidade Federal Fluminense.
Ismar Araújo de Moraes, Jackson Santos de Oliveira e Claudia Maria Antunes Uchoa
Última Atualização: 26-06-2025



Secretaria
Seg – Sex : 7h – 18h
Dom: Fechado