Apresentação
> Apresentação
> História
> Galeria de diretores
> Entrevistas
> Acervo
> Linha do tempo
“Quem não cultiva a memória, não tem história”
Qualquer história pode ser contada a partir de registros — sejam eles orais, escritos ou visuais — preservando e valorizando a memória de instituições e pessoas. Neste espaço, reunimos a trajetória do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense, compondo um mosaico feito de depoimentos, documentos, imagens e registros históricos.
Nosso objetivo foi integrar a memória oral daqueles que vivenciaram as últimas cinco décadas do Instituto com o acervo documental disponível nos setores do próprio Biomédico e nos arquivos da Coordenação de Arquivos da Superintendência de Documentação da UFF (CAR/SDC/UFF).
Metodologicamente, realizamos uma pesquisa bibliográfica e exploratória, buscando fontes diversas — como livros, periódicos, registros institucionais e arquivos fotográficos — para resgatar os marcos mais significativos da trajetória do Instituto.
Como a criação do Instituto Biomédico está diretamente ligada ao processo de reorganização da Universidade Federal Fluminense, iniciado com o Decreto-Lei nº 53, de 18 de novembro de 1966, dedicamos parte deste trabalho à contextualização legal e institucional desse período. A partir disso, traçamos os caminhos que levaram à configuração acadêmica e administrativa que o Instituto possui hoje.
Este site oferece acesso a páginas temáticas com a história institucional, uma galeria de diretores, entrevistas em vídeo, um rico acervo de imagens e uma linha do tempo, permitindo uma navegação pelo passado e presente do Instituto Biomédico.
Com esta iniciativa, buscamos valorizar e preservar a memória de nossa Unidade Acadêmica, homenageando todos que ajudaram a construir sua história e reafirmando nosso compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão na UFF.
Ismar Araújo de Moraes, Jackson Santos de Oliveira e Claudia Maria Antunes Uchoa
Última Atualização: 26-09-2025
Secretaria
Seg – Sex : 7h – 18h
Dom: Fechado