Institucional
> Apresentação
> Criação
> Institucional
> Direções
> Ecib
> Deptos
> Secretarias
> Graduação
> Pós-graduação
> Dajup
> Regimentos
> Biblioteca
> Bibliografia
A denominação
No decreto 62.414/1968, que criou o Instituto Biomédico, sua denominação apareceu de formas distintas — ora como “Instituto Bio-Médico”, ora como “Instituto Biologia Médico”. Apesar dessas variações, a designação “Instituto Biomédico” consolidou-se e passou a ser institucionalizada, ainda que não estivesse registrada oficialmente no decreto, prevalecendo inclusive antes de qualquer reforma ortográfica.
Os fins
O Decreto nº 53/1966 estabeleceu que as Universidades Federais deveriam: organizar-se de modo a integrar ensino e pesquisa em seus órgãos; concentrar o ensino e a pesquisa básicos em unidades comuns; e destinar unidades específicas para a formação profissional e pesquisa aplicada em cada área ou conjunto de áreas afins.
O Decreto 62.414/1968, em consonância com o Decreto 53/1966, consolidou a estrutura da UFF, organizando-a em 20 unidades: 8 de ensino e pesquisa básicos (Institutos: Matemática, Física, Química, Biologia, Letras, Ciências Humanas e Filosofia, Geociências, Arte e Comunicação Social) e 12 de ensino profissional e pesquisa aplicada (Escolas: Engenharia, Enfermagem, Metalurgia de Volta Redonda; Faculdades: Medicina, Direito, Educação, Farmácia, Economia e Administração, Veterinária; e Instituto Biomédico).
O Instituto Biomédico foi concebido com a prerrogativa singular para atuar tanto na área de pesquisa como ensino profissional e pesquisa aplicada, distinguindo-se desde a sua criação entre os demais institutos da Universidade. Contudo, o curso de graduação em Biomedicina, que consolidou essa vocação profissional, somente foi instituído 34 anos depois, em 2002.
.
Missão
Contribuir para o desenvolvimento da sociedade através do ensino, da pesquisa, extensão e inovação nas áreas das ciências biomédicas e da saúde de forma sustentável.
.
Visão
Ser referência nos âmbitos regional, nacional e internacional dentro das suas áreas de atuação em sintonia com as transformações da sociedade.
Valores
Ensino de Qualidade. Desenvolvimento Regional e Nacional. Responsabilidade Social. Ética. Cidadania. Satisfação do Servidor. Espírito de Equipe. Qualidade de Vida. Democracia. Excelência. Compromisso Institucional. Transparência. Sustentabilidade. Gratuidade no Ensino Superior. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.
*** Historicamente, o Instituto Biomédico sempre se baseou na missão, visão e valores institucionais da UFF. A partir da publicação do Plano de Desenvolvimento da Unidade, por meio da RESOLUÇÃO CMB/UFF Nº 5, DE 17 DE JULHO DE 2025, o Instituto passou a contar com a missão, visão e valores próprios – no entanto, coadunados com os da UFF.
Secretaria
Seg – Sex : 7h – 18h
Dom: Fechado